Domingo, 19 de Setembro de 2010

ALTA COSTURA E ALTA CULTURA

 

 

 

DIOR A MEDIR CAUTELOSAMENTE UMA PERNOCA FEMININA

 

 

 

 

Não confundo alta-costura com alta cultura: um trapinho sublime não equivale a um romance genial. Mas a produção de roupas é uma arte, e a mais antiga. E também a mais efémera, como demonstra simbolicamente a sua primeira expressão, a “body painting”, anterior às pinturas rupestres. Ora, uma mulher bem vestida é quase tão irresistível como uma bem despida (claro que há quem fique bonita com tudo – e principalmente sem nada). Porém, existe uma coisa chamada gosto: violeta será uma boa cor para os cabelos no dia em que morena for uma boa cor para uma flor. Para não falar na utilidade: os saltos altos foram inventados por uma espertalhona que até então só tinha sido beijada na testa.

2007 foi um ano que esteve na última moda - até porque depois a crise deu o ar da sua graça e continua na crista da onda. Tivémos os 50 anos da morte de Dior, Valentino pendurou a tesoura e Calvin Klein celebrou 25 anos de cuecas.

Dior revolucionou a moda em 1947 – e foi a estrela da exposição “The Golden Age of Couture”, no Victoria & Albert Museum, em Londres (que se prolongou até Janeiro de 2008). Logo na primeira coleção, introduziu aquilo a que a editora da “Harper’s Bazaar, Carmel Snow, ungiu como o “new look”. Com as saias em forma de sino e as cinturas de vespa, exumou o glamour e feminilidade, depois da neura macilenta e patibular da II Guerra Mundial.

Dior, como a maior parte dos estilistas, era bicha até à raiz dos cabelos. Quando um rapaz resistiu aos seus avanços, alegando ser hetero, o costureiro ficou parvo: “Mas para quê raio precisas de uma mulher, se já nasceste?”

Já Valentino foi aquele que tornou as mulheres ainda mais tentadoras aos olhos masculinos. OK, existem feias potáveis. E é verdade que há numerosas beldades em que a coisa mais profunda é o sono. Mas a beleza é comovente, até por ser tão perecível. Como os boxers que Calvin Klein criou, com o seu logótipo em letras garrafais no elástico da cintura. Pausa para verificar se estou a usar boxers CK (não, por acaso não). Resultado: actualmente, só Alberto João Jardim aconchega os países-baixos em cuecas tipo slips. Certo, o marketing ajudou imenso. O primeiro modelo da primeira campanha CK foi o atleta olímpico Tom Hintnaus, fotografado pelo lendário Bruce Weber. A 30 euros o kit de 3 peças, a função da roupa interior CK não é apregoar luxo, e sim estilo. Assim como ele reciclou aquele epigrama gay de Dior: “Para o meu grande constrangimento, vim ao mundo na cama com uma mulher”.

 

Já Gabrielle "Coco" Chanel (que ainda por cima era mais bela do que as top models de outrora e de agora) personificou dois temas vitais da história do século XX: a capacidade de as artes aplicadas influenciarem a alta cultura, e a fraqueza da criatividade sob pressão moral. Entre muitas outras coisas, Chanel inventou o prêt-à-porter (pronto a vestir) - antes dela, a alta moda era um privilégio exclusivo dos muito privilegiados. Com a fortuna que embolsou, patrocinou a melhor vanguarda, assinando cheques em branco para Diaghlev e Stravinsky, entre tantos.
Mas no melhor pano cai a nódoa: durante a Ocupação de Paris pelas tropas de Hitler, aceitou a "proteção" de um oficial nazi (por quem, ao que parece, estava realmente enamorada). Quando os Aliados retomaram a cidade, ela escapou por uma unha negra: fugiu para a Suíça. Por muito menos, a grande actriz Arletty permaneceu na prateleira durante dois anos, e não podia por os pés fora de casa. Se fosse apanhada pelos comités da l'Épuration, estes certamente fariam mais que cortar-lhe na casaca. Com toda a certeza, Chanel inauguraria um novo estilo de penteado chique: a cabeça rapada (castigo aplicado a centenas, se não milhares, de francesas que dormiram com os invasores).
Por fim, as autoridades concederam-lhe autorização para regressar à base. O Governo francês tinha percebido que o talento dela era um tesouro nacional.
A destroçada economia de França não podia dispensar a alta costura, muito menos quando o Citroen DS19 ainda estava a ser desenhado. (Sem a alta cultura podia: entre os escritores, Robert Brasilach foi fuzilado, Drieu de la Rochelle matou-se e Céline só voltou muito mais tarde.) Por falar em escritores, Coco Chanel tinha sempre um poeta á mão de semear, para lhe cunhar aforismos de que ela em seguida se apropriava. Como este, que "perfilhou" de Pierre Reverdy: "O luxo é uma necessidade quando a necessidade acaba."  Voilà.

publicado por otransatlantico às 12:07
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30

.posts recentes

. ...

. E AGORA, COM VOCÊS, HITLE...

. “CONSIDEREI ESCREVER UM R...

. CLARO QUE ELE ADORA PITBU...

. PASSAGEM PARA A ÍNDIA

. O MESTRE MAGISTRAL

. MACACO É A SUA AVÓ!

. A MENSAGEM NUMA GARRAFA

. ALTA COSTURA E ALTA CULTU...

. AGENTE FINO É OUTRA COISA

. TREVAS AO MEIO-DIA

. ALICE NO PAÍS DAS MARAVIL...

. O TABACO SALVA!

. PINTAR O INSTANTE

. LEVANTADO DO CHÃO

. VAN GOGH PINTAVA O CANECO

. FAMA E INFÂMIA

. CASAIS DE ESCRITORES: PAL...

. O DONO DA VOZ

. LIVROS? DEUS ME LIVRE! 1 ...

. CHURCHILL E OS CHARUTOS

. O IMPACIENTE INGLÊS

. ENTREVISTA JAVIER CERCAS

. OSLO QUEBRA O GELO

. O APOLO DIONISÍACO

. O PAI DO SNOOPY

. O CACHIMBO PENSANTE

. ÇA VA?

. TRÊS ALEGRES TIGRES

. O ARCANJO OBSCENO

. RESORT 1 ESTRELA (NO PEIT...

. JACQUES, LE FATALISTE

. HITLER, MEU AMORZINHO

. O ETERNO RETORNO DO ETERN...

. ENTREVISTA: ALI SMITH

. O BARDO DO FARDO E O TROV...

. A MÚSICA DAS ESFERAS IV

. ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA D...

. SEXO E OUTRAS COISAS EMBA...

. ALI E ALÁ

. VIVA LA MUERTE?

. O BELO MALDITO

. REPERCUSSÃO DESTE BLOG!

. DEBAIXO DO VULCÃO

. PUSHKIN, O EMBAIXADOR E E...

. A ÚLTIMA CEIA DO MODERNIS...

. MAILER, VIDAL, CAVETT

. O REI DESTA SELVA VAI NU

. QUEM TEM K SEMPRE ESCAPA

. ENTREVISTA UMBERTO ECO

.arquivos

. Setembro 2011

. Abril 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

.tags

. todas as tags

.links

.subscrever feeds