Sábado, 21 de Agosto de 2010

PINTAR O INSTANTE

 

 

A máquina fotográfica é como o pai de um hipotético bebé de Paris Hilton: só os eunucos não são suspeitos da autoria. A própria palavra “câmara” é uma relíquia da “camera obscura”, que Leonardo da Vinci descreveu nos seus abstrusos cadernos. Também meteram a colher Daguerre, Talbot, Eastman. Este lançou em 1888 a sua primeira Kodak, nome escolhido por causa do K, “uma letra incisiva e forte nas duas extremidades” (em Praga, um certo Franz, segundo o qual a vida é uma praga que alguém nos rogou, concordaria).

Entretanto, em Paris, Nadar fotografava titãs culturais como Balzac,  Baudelaire, Wagner. E grunhia: “A fotografia é uma arte que pode ser praticada por qualquer imbecil.” A foto sedimentou os tiques modernos: o instantâneo e o múltiplo. E libertou os pintores do figurativismo. O que gerou diálogos inopinados na rua: “Oh, que lindo bebé, o seu!” “Ah, mas isso não é nada! Devia ver a fotografia dele!” E Marlene Dietrich ralhou com o seu fotógrafo: “Que diacho se passa consigo? Há anos fazia-me parecer maravilhosa!” “Eu sei”, respondeu o coitado, “mas nessa altura eu era muito mais novo”.

O mais belo objecto do mundo é uma máquina fotográfica: a Leica, esgrimida de Kertész a Friedlander, de Cartier-Bresson a Sebastião Salgado. Nasceu porque o seu inventor, o alemão Oskar Barnack, sofria de asma e não era capaz de carregar os trambolhos existentes de um lado para o outro qual burro de carga. Quando a Leica despontou, em 1925, uns paspalhões gozaram: parecia um brinquedinho de mala de senhora!

Aliando forma e função, lembrava antes um design da Bauhaus. Enquanto uma Nikon ou uma Canon implicam um manual de instruções tipo Antigo Testamento, a Leica abana o rabiosque na palma da nossa mão, como um cachorrinho suplicando para ir dar uma volta ao quarteirão e fazer umas travessuras. Cartier-Bresson, que comprou a sua em 1932, em Marselha, quando vegetava como menino mau de uma família boa, ronronou: “Ela é a extensão óptica dos nossos olhos”.

Por um triz não se chamou ‘Lilliput’, mas alguém sensato desaconselhou Barnack. A série M é a das Leicas clássicas, sobretudo a M3 (6 mil euros a unidade). Com o foco e o cálculo da exposição manuais, não é para mariquinhas  – nada de pilotos automáticos! A rainha Isabel II tem uma M3 desde 1958, e fez questão de posar com ela num selo postal. Coisa do passado? Uma espécie de Flintstone das câmaras? Dobrem essas línguas! Este ano, o site eBay sondou os internautas: “Qual o supremo gadget de todos os tempos?” O Game Boy ficou em quarto, o Walkman Sony em terceiro, o iPod em segundo e – tchan, tchan, tchan! – a Leica em primeiro.

Provou-se uma verdade universal. Eis outra, também na esfera fotográfica: se te pareces com a fotografia no teu passaporte, é porque estás a precisar de umas férias urgentes.

publicado por otransatlantico às 18:36
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30

.posts recentes

. ...

. E AGORA, COM VOCÊS, HITLE...

. “CONSIDEREI ESCREVER UM R...

. CLARO QUE ELE ADORA PITBU...

. PASSAGEM PARA A ÍNDIA

. O MESTRE MAGISTRAL

. MACACO É A SUA AVÓ!

. A MENSAGEM NUMA GARRAFA

. ALTA COSTURA E ALTA CULTU...

. AGENTE FINO É OUTRA COISA

. TREVAS AO MEIO-DIA

. ALICE NO PAÍS DAS MARAVIL...

. O TABACO SALVA!

. PINTAR O INSTANTE

. LEVANTADO DO CHÃO

. VAN GOGH PINTAVA O CANECO

. FAMA E INFÂMIA

. CASAIS DE ESCRITORES: PAL...

. O DONO DA VOZ

. LIVROS? DEUS ME LIVRE! 1 ...

. CHURCHILL E OS CHARUTOS

. O IMPACIENTE INGLÊS

. ENTREVISTA JAVIER CERCAS

. OSLO QUEBRA O GELO

. O APOLO DIONISÍACO

. O PAI DO SNOOPY

. O CACHIMBO PENSANTE

. ÇA VA?

. TRÊS ALEGRES TIGRES

. O ARCANJO OBSCENO

. RESORT 1 ESTRELA (NO PEIT...

. JACQUES, LE FATALISTE

. HITLER, MEU AMORZINHO

. O ETERNO RETORNO DO ETERN...

. ENTREVISTA: ALI SMITH

. O BARDO DO FARDO E O TROV...

. A MÚSICA DAS ESFERAS IV

. ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA D...

. SEXO E OUTRAS COISAS EMBA...

. ALI E ALÁ

. VIVA LA MUERTE?

. O BELO MALDITO

. REPERCUSSÃO DESTE BLOG!

. DEBAIXO DO VULCÃO

. PUSHKIN, O EMBAIXADOR E E...

. A ÚLTIMA CEIA DO MODERNIS...

. MAILER, VIDAL, CAVETT

. O REI DESTA SELVA VAI NU

. QUEM TEM K SEMPRE ESCAPA

. ENTREVISTA UMBERTO ECO

.arquivos

. Setembro 2011

. Abril 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

.tags

. todas as tags

.links

.subscrever feeds